Rafael Braga segue para prisão domiciliar

Fonte:VICE Brasil 
CARLA CASTELLOTTI
Set 15 2017, 4:37pm
           Após o Habeas Corpus concedido pelo STJ, o ex-catador poderá tratar a tuberculose em casa.

Rafael Braga segue da penitenciária de Bangu 2 para casa, no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (15). Depois que o ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deferiu liminarmente o habeas corpus, o ex-catador ganhou o direito de tratar a tuberculose em prisão domiciliar.

                        Rafael Braga na saída de Bangu. Foto: Matias Maxx/VICE
O advogado da defesa de Braga Lucas Sada explica que o Habeas Corpus substitui a prisão preventiva pela domiciliar, "mas ainda é uma privação de liberdade". "A única autorização que ele tem para sair [de casa] é para fazer o tratamento. Não há um prazo estipulado [para a prisão domiciliar], mas a decisão está vinculada ao tratamento", pontua o advogado.
                                                            Foto: Matias Maxx/VICE
Lucas Sada também informou que a equipe de defesa de Rafael Braga continuará em busca de mecanismos processuais para que Braga não volte para prisão. "Acreditamos que a apelação deva ser julgada antes do término do tratamento de Rafael", diz Sada.

                           O advogado Lucas Sada à esquerda e Braga. Foto: Matias Maxx/VICE
Lucas Sada postou um vídeo da saída de Rafael Braga em seu perfil no Facebook:

A apelação do caso de Rafael Braga será julgada no Tribunal de Justiça, na primeira câmara criminal.

O CASO

A história de Rafael não é simples. Em 2013, foi detido por portar produtos de limpeza. À época, a polícia e a Justiça entenderam que aquilo era, na verdade, material explosivo. O catador de lixo, que estava em situação de rua, afirmou sequer participar das manifestações. Depois da detenção, acabou respondendo em liberdade e conseguiu um emprego no escritório de advocacia que fazia sua defesa. Em janeiro de 2016, Braga saiu de casa para comprar pão pela manhã e acabou sendo levado para a delegacia sob a acusação de porte de drogas. Em seu depoimento, afirmou que aqueles 0,6 g de maconha e 9,3 g de cocaína não lhe pertenciam e que foram "plantados" pelos policiais. Assim como um rojão.

PUBLICIDADE

Sua história inspirou uma mobilização popular que, além de pressionar as autoridades em protestos de rua, manteve a hashtag #LibertemRafaelBraga nas redes sociais.
Link da soltura de Rafael Braga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.