Estudante que disparou contra colegas era alvo de bullying em escola de GO

Fonte: Correio Braziliense 20/10/2017
 Hellen Leite , Gabriela Vinhal

A tia de uma aluna da mesma sala do atirador disse ao Correio que o adolescente era excluído pelos outros alunos, que faziam ofensas sobre o cheiro dele
O estudante de 14 anos que matou dois adolescentes e deixou quatro feridos em uma escola particular de Goiânia, na tarde desta sexta-feira (20/10), era alvo de bullying no colégio. Quem confirmou as informações à reportagem do Correio foi tia de uma das colegas de classe do menor, a psicóloga Juliana Matos Gomes, 33 anos.

A sobrinha de Juliana detalhou que o suspeito sentava na última cadeira da sala, era excluído pelos outros jovens e sempre foi alvo de ofensas por causa de seu cheiro. Em uma ocasião, os estudantes chegaram a jogar desodorante no adolescente, como uma "brincadeira".

"Os colegas de sala implicavam com ele por causa do cheiro. (...) Minha sobrinha disse que [o atirador] chegou a mirar na cabeça de um dos meninos que cometia bullying contra ele, mas não sabe se chegou a acertá-lo. Graças a Deus ele não teve o controle de mirar certo", disse.

Segundo a sobrinha da psicóloga, o jovem teria assistido à aula e, no fim, fez os disparos. Ele teria utilizado a arma da mãe, que é militar.  Três vítimas foram levadas ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e estão em estado grave. A quarta foi encaminhada ao Hospital de Acidentados de Goiânia, estável.

O Correio procurou o colégio Goyases que, por sua vez, não quis se pronunciar sobre o caso por "não ter condições". As aulas na instituição foram suspensas por tempo indeterminado. O atirador foi apreendido pela Polícia Militar de Goiás, ainda no local.

Justamente nesta sexta-feira (20/10) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Bullying. A data é considerada um alerta internacional para o problema comum, que muitas vezes é negligenciado em esferas públicas. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), uma em cada três crianças do mundo, de 13 a 15 anos, é vítima de bullying em colégios.
Tiroteio em creche

Há pouco mais de duas semanas, no último 5 de outubro, outro crime bárbaro envolvendo crianças chocou o pais. O vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, colocou fogo na creche Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas Gerais. A tragédia resultou na morte de nove crianças, todas de 4 anos, e da professora Heley de Abreu Silva Batista, 43, que tentou salvar os alunos no momento do ataque.

Outras 21 pessoas ficaram feridas na ação. No momento em que o vigia jogou álcool e ateou fogo nas vítimas, a creche recebia 75 crianças e 17 funcionários que antecipavam a comemoração do Dia das Crianças.
Leia também:

CEERT reúne Conselheiros Tutelares para discutir racismo na infância
CEERT com patrocínio da Petrobras lança lança o projeto o racismo na infância 
São Paulo recebe 1º Seminário Regional "Direitos da Criança e Adolescente na Promoção da Igualdade Racial















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.