Seminário Equidade Racial Nas Empresas Jornalísticas

O Seminário Equidade Racial nas Empresas Jornalísticas tem o objetivo de elaborar uma proposta para minimizar a desigualdade, a partir de uma reflexão sobre a baixa presença de jornalistas negros e negras nas redações e sobre os resultados desse tipo de negociação em outras categorias.De acordo com a pesquisa "Perfil do jornalista brasileiro", organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) epela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em 2012, apenas 5% dos profissionais se autodeclararam de cor preta, enquanto 18% se consideram de cor parda, diante de uma maioria absoluta de 72% de brancos. Para intervir nessa realidade, propomos a realização do seminário, que contará com um painel expositivo sobre o tema, apresentando dados e histórico da problemática, assim como o relato de experiências bem-sucedidas de promoção da equidade racial. Em seguida, os participantes vão debater e construir, de forma colaborativa, um plano de ação para incidência nessa área e uma proposta a ser apresentada às empresas de comunicação.


Cronograma
9h30 - Credenciamento e Boas vindas
10h - Abertura oficial Cojira-SP - com Juliana Gonçalves
11h - Diálogo com convidados(as) Cleonice Caetano Souza, Daniel TaquiguthiRibeiro, Ivone Silva e Luis Augusto Ribeiro da Costa
13h - Intervalo para almoço
14h - Workshop Ceert - com Profa. Dra. Maria Aparecida Silva Bento
17h - Encerramento

PALESTRANTES:
Cleonice Caetano Souza é dirigente sindical desde a década de 1980, graduanda em Serviço Social pela Universidade Unicesumar. Diretora do Departamento Social, Previdenciário, Saúde e Segurança no Trabalho do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Daniel Taquiguthi Ribeiro é sociólogo e técnico do SAIS - Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Ivone Silva é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Bancária do Itaú-Unibanco desde 1989 e, atualmente, Presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Juliana Gonçalves é jornalista, ativista do Movimento Negro e mãe. Integra a Cojira/SP e atua como repórter do Brasil de Fato e tem textos publicados na Carta Capital, Revista TPM e na revista eletrônica Calle2.

Luis Augusto Ribeiro da Costa é sociólogo, supervisor do SAIS - Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Maria Aparecida Silva Bento - Cida Bento - é doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, e Diretora Executiva do CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desiguladades; Foi eleita, em 2015, pela “The Economist”, a mulher brasileira mais influente do mundo no campo da Diversidade. Também é membro da Comissão de Direitos Humanos do CFP – Conselho Federal de Psicologia, professora da Universidade do Texas (Austin) e autora de livros no campo da diversidade.
Entrada gratuita
  • Sábado, 23 de setembro às 9:30 - 17:00
    Rua Rego Freitas,530, República. São Paulo 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.