Fred Kuwornu participa de debate em SP sobre o doc Blaxploitalian

  
  • Ele já trabalhou com Spike Lee e vai falar sobre o negro no cinema italiano

  • Fonte R7 Juca Guimarães     


        Fred Kuwornu vai falar sobre o seu documentário
      Divulgação
O Selo Homens de Cor e espaço cultural  Aparelha Luzia promovem nesta quinta-feira (15) , um debate com o o diretor, ativista e roteirista afro-italiano Fred Kuwornu e a a exibição do longa metragem Blaxploitalian, dirigido por Kuwornu, que leva a um mergulho na presença negra na história do Cinema Italiano.

A mediação do debate será feita pelo ator Sidney Santiago Kuanza com as presenças de Lucelia Sérgio, Viviane Pistache e Erica Malunguinho. O evento começa às 20h.

Fred Kuwornu veio ao Brasil a convite do diretor Joel Zito Araújo, para participar do Festival de Cinema Negro Zózimo BulBul, edição 2017, que aconteceu no Rio de Janeiro.

O documentário Blaxploitalian conta a presença de atores afrodescendentes no cinema italiano desde o cinema mudo até os dias atuais. Um trabalho híbrido, crítico, cosmopolita, que investiga a presença negra em filmes italianos e a relação com os estereótipos raciais. A obra recebeu vários prêmios e foi selecionada para os seguintes festivais: Festival de Cinema de Roma de 2016, Pan Festival de Cinema Africano, San Francisco Black Film Festival, Novas Vozes em preto Cinema Brooklynb e Zanzibar International Film Festival.

Filho de mãe judaica italiana e pai ganês, Fred Kuwornu se formou em Ciências Políticas em Bolonha e começou sua carreira como apresentador num canal televisivo. Em 2008, ele trabalhou como assistente do diretor americano Spike Lee no filme "Miracle at Sant 'Anna", sobre a história de soldados afro-americanos que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo o cineasta, curador e militante Joel Zito Araújo, o filme engrossa uma nova categoria de filmes com profunda pesquisa histórica."É curioso, comecei a perceber que já temos quase um novo gênero cinematografico, os filmes críticos de releitura da imagem do negro no cinema e TV,como o meu A Negação do Brasil que inspirou este sobre o cinema italiano, ou sobre o latino em Hollywood como "The Bronze Screen" dirigido e produzido por três latinos: Nancy de los Santos, Susan Racho e Alberto Dominguez, e até um sobre o "Olhar estrangeiro" de Lucia Murat, questionando o olhar dos filmes de Hollywood e estrangeiros sobre o Brasil. Para aqueles interessados neste "novo gênero documental" conhecer  "Blaxpoitalian" é imperdível ".

O Aparelha Luzia fica na rua Apa, 78, Santa Cecília, próximo à estação Marechal Deodoro, da linha vermelha, do Metrô. A entrada é gratuita.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.