Portal São Paulo Diverso aproxima empresas e trabalhadores negros

Objetivo é facilitar a inclusão racial no mercado de trabalho por meio da divulgação de oportunidades de trabalho. Plataforma foi desenvolvida em parceria entre Prefeitura, Microsoft e Banco Interamericano de Desenvolvimento

A população negra da capital possui a partir desta quarta-feira (16) uma nova ferramenta para acessar vagas de trabalho qualificadas. O portal São Paulo Diverso, desenvolvido em parceria entre Prefeitura, Microsoft e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), oferece informações e ferramentas virtuais para aproximar trabalhadores afrodescendentes e empresas que possuem programas afirmativos. O objetivo é facilitar a inclusão racial no mercado de trabalho por meio da divulgação de oportunidades de emprego e qualificação profissional.

Em cerimônia de lançamento realizada nesta manhã, o prefeito Fernando Haddad defendeu a importância da diversidade para o desenvolvimento das empresas que atuam na capital. “São empresas que voluntariamente estão se colocando a favor de um ambiente de trabalho mais diverso. Está provado que a diversidade favorece a criatividade, a inovação, olhares particulares em relação ao mesmo problema, portanto favorece as práticas que as empresas mais valorizam. O que as empresas notaram é a que a diversidade é boa para a economia, não é boa só para a sociedade”, afirmou Haddad.

Além da divulgação de oportunidades, a plataforma reúne informações demográficas sobre a população afrodescendente na Capital, com dados sobre distribuição de renda, gênero, idade e local de moradia. A ideia é que esse levantamento auxilie as empresas a formatar seus programas de diversidade na cidade.

Tanto trabalhadores como empresas são convidados a se cadastrar no portal, para troca de informações sobre programas, vagas e oportunidades. A plataforma também aproximará candidatos e empresas por meio da Comunidade SP Diverso na rede social LinkedIn, voltada para contatos profissionais.  “O fundamental é divulgar as empresas que possuem ações afirmativas, porque as pessoas não sabem que esses programas existem. Queremos encurtar a distância entre o negro e o mercado de trabalho”, disse o secretário Maurício Pestana (Igualdade Racial).

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo um cidadão negro recebe renda média domiciliar até 2,5 vezes menor do que um cidadão branco, além de ter menos acesso ao emprego formal –representam 32,5% dos empregados, enquanto o percentual entre a população branca é 66,3%. Afrodescendentes ocupam apenas 3% dos cargos ligados a chefia ou gerência e, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que pessoas da cor branca na mesma ocupação.

A nova ferramenta trabalhará integrada ao Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CAT) da Prefeitura e à plataforma Mais Empregos, do Ministério do Trabalho e do Emprego, do governo federal. “Estamos trabalhando em dois pilares, no do trabalho formal, mas também no da autonomia econômica, do empreendedorismo, para que haja cada vez mais inclusão de negros e negras”, explicou o secretário Artur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo)

A Prefeitura de São Paulo é hoje exemplo de inclusão racial para o resto do país, com o maior programa de ação afirmativa no setor público. Desde o primeiro concurso com as cotas, por meio da Lei nº 15.939/13, mais de 1.000 servidores já foram incluídos nos cargos de procuradores, contadores, professores e auditores fiscais.

Parceria
A ideia de desenvolver uma ferramenta de aproximação entre empresas e a população negra nasceu a partir do diálogo entre setor público e privado, no primeiro evento do São Paulo Diverso - Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo, realizado em outubro de 2014. O encontro reuniu 132 empresas, sendo 70 multinacionais, para a troca de experiências sobre ações de inclusão. Nos debates, a iniciativa privada revelou a dificuldade das empresas em localizar candidatos afrodescendentes para seus postos mais qualificados. A parceria entre a Prefeitura e empresários foi uma iniciativa pioneira na América Latina, e o modelo será reproduzido em outros países pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

No evento desta manhã, foi também divulgada a programação preliminar da segunda edição do fórum, que acontecerá em 05 de novembro, com o tema “Investindo na igualdade de oportunidades para encontrar novos talentos”. No evento, serão discutidas ações afirmativas e de inclusão, o processo de recrutamento, empreendedorismo e microcrédito, além da legislação sobre o tema. Entre os palestrantes previstos estão executivos de grandes empresas, como Theo van der Loo, presidente da Bayer do Brasil, Stephanie Oueda Cruz, gerente mundial de diversidade da L’Oreal, e Rodney Williams, diretor de operações da Microsoft Brasil.

Acompanharam o evento a vice-prefeita Nádia Campeão e os secretários municipais Eduardo Suplicy (Direitos Humanos) e Valter Correia da Silva (Gestão).
 Imagens para download
Crédito: Fábio Arantes / SECOM
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.