Outubro Rosa chegou

O câncer de mama é a doença que mais atinge mulheres em todo o mundo. Só no Brasil, estima-se que surjam 57.690 novos casos em 2016. Com o intuito de disseminar informações e incentivar a prevenção e tratamento da doença, surgiu em 1990 o movimento Outubro Rosa, a cor é símbolo da luta contra o câncer.

 Neste mês, organizações sociais e de saúde se unem para promover a conscientização da doença disseminando informações e campanhas de prevenção ao câncer a fim de reduzir o índice de mortalidade.

Isso porque através do aceso à informação, as mulheres têm a possibilidade de detectar precocemente o câncer e aumentar as chances de o tratamento resultar em 100% de cura.

O problema afeta mulheres de todas as idades. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a maior parte das descobertas do câncer de mama é feita por mulheres que perceberam algo de diferente no corpo e procuraram ajuda. Por esse motivo, ficar atenta as mudanças no corpo é importante. Sinais que podem indicar o câncer de mama podem ser:

Nódulo (caroço) fixo, endurecido e, na maioria das vezes, indolor;
Pequenos nódulos na região embaixo das axilas ou no pescoço;
Pele da mama avermelhada, retraída ou idêntica à casca de laranja;
Alterações no bico do seio (mamilo);
Saída de líquido dos mamilos.
Nem sempre algum desses sinais mostra a presença de um câncer, por isso indica-se a busca por um serviço de avaliação diagnóstica. Para mulheres com histórico da doença na família, o melhor é fazer um acompanhamento clínico individualizado.

Os riscos da doença podem ser diminuídos através de hábitos saudáveis de vida, como:

Prática de atividade física regular;
Alimentação saudável;
Manutenção do peso corporal (a obesidade é considerada um grande fator de risco).
Práticas como essas reduzem o risco em até 30%.
Mulheres com idade entre 50 e 69 é recomendado o exame de mamografia a cada dois anos.

O Outubro Rosa é uma grande iniciativa e é importante que a população se informe, veja as dicas e pratique as recomendações. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece tratamento para mulheres com câncer.

Existe tratamento para o câncer de mama e essa prevenção é importantíssima para que, cada vez mais, a taxa de mortalidade por essa doença seja reduzida.

 Créditos: Blog Vindi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.