Miguel Arcanjo Prado novo responsável pela Coordenação da Extensão Cultural da SP Escola de Teatro

 

                      Foto capa / Facebook

                            Na última sexta-feira, (21) o jornalista publicou em suas redes sociais

É com respeito a tudo que vivemos que preciso dizer que me sinto muito feliz no dia de hoje, data de importante e representativa conquista. Tive há pouco a notícia que fui aprovado no processo seletivo para assumir a Coordenação da Extensão Cultural da SP Escola de Teatro. Ainda estou muito emocionado e nem tenho palavras para expressar o quanto honrado me sinto, por inúmeros fatores, mas ressalto três. Pego o bastão de Lucia Camargo, nome fundamental de nossa cultura e que muito me ensinou. A SP Escola de Teatro é uma grande instituição da cultura brasileira reconhecida internacionalmente por sua pedagogia inovadora e inclusiva. E, não menos importante, tenho a honra de ser o primeiro coordenador negro em sua história. Conquistas assim são importantíssimas, porque significam muito. Representam. Tudo isso me faz lembrar quando, depois de trabalhar duro como office boy para pagar o cursinho, passei em segundo lugar no vestibular da UFMG. E sabia o quanto isso seria um divisor de águas. Depois, quando entre 400 inscritos fui um dos quatro estudantes de jornalismo selecionados no estágio da TV Globo Minas. Na sequência, entre os 2.500 inscritos de todo o Brasil fui um dos 50 escolhidos para o Curso Abril de Jornalismo, que me abriu as portas de São Paulo. O mesmo se repetiu na pós-graduação na ECA-USP, orientado de perto por Prof. Dr. Dennis de Oliveira e Prof. Dr. Danilo Oliveira, no mestrado em Artes na UNESP, sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Mate. E no ano passado, no Prêmio Arcanjo no Municipal. Em grande parte desta minha trajetória acadêmica ou nas maiores redações do país, quase sempre fui o primeiro, único ou dos poucos negros a romper barreiras estruturais e criar novas trilhas possíveis. Por isso, sei que o mérito dessa notícia hoje não é só meu. É da luta de todos que querem mudar velhas estruturas. A toda equipe da SP Escola de Teatro, dirigida por Ivam Cabral, a toda minha família amada, que sempre me apoia, e a você que sempre está aí comigo faça chuva ou faça sol, agradeço, agradeço e agradeço. Que seja linda esta nova etapa!

PS. O Blog do Arcanjo permanece como sempre, com olhar aguçado e plural para nossa cultura e nossos artistas!

        Foto Edson Lopes Junior / Facebook

O jornalista e crítico de teatro Miguel Arcanjo Prado é o novo coordenador de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro, setor responsável por cursos, oficinas e residências artísticas, entre outras atividades.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e mestre em Artes pela Unesp, Miguel Arcanjo trabalhou em importantes veículos brasileiros de comunicação e é membro da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), da qual foi vice-presidente. Além disso, criou o Prêmio Arcanjo de Cultura e desde 2012 mantém o canal de artes e entretenimento Blog do Arcanjo.

 Com trânsito nos âmbitos acadêmico e profissional, Arcanjo tem reconhecida militância em prol das artes e uma rede de relações no meio teatral. Atua também em defesa da representatividade no setor cultural, e é o primeiro coordenador negro da SP Escola de Teatro.

 Confira a matéria completa: https://bit.ly/3hmrxIr Ver menos

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.