Fotógrafa Lua Santana lança exposição virtual “Coxia” e coloca em evidência a invisibilidade social dos trabalhadores

 30 imagens de trabalhadores de diversas profissões ficarão expostas por 6 meses no site exposicaocoxia.com

           Foto/ Divulgação:   Lua Santana – 19 anos

A exposição virtual “Coxia” – idealizada pela fotógrafa Lua Santana juntamente com o Coletivo Maré Viva – consiste na pesquisa, mapeamento e registro fotográfico de profissionais dos mais diversos segmentos que, assim como os fotógrafos, estão constantemente nos bastidores da vida. O nome do projeto nasce do conceito da “Coxia” dos teatros, um lugar situado dentro desses espaços físicos, porém, fora de cena, nos bastidores.

                                                   Fotografias mostram face do trabalhador

                                   (Foto credito: Lua Santana) Cicera Eloí Silva - 56 anos

   
(Foto credito: Lua Santana) Alexandre Gusmão - marceneiro 50 anos

                                   (Foto credito: Lua Santana) Maria Martins Teixeira - cozinheira 70 anos

(Foto credito: Lua Santana) Davidson da Silva Santos – motorista 38 anos

São 30 fotografias de trabalhadores como motorista, cozinheira, costureira, manicure e auxiliar de serviços gerais que ficarão expostas por 6 (seis) meses no site exposicaocoxia.com, hospedado na plataforma Hostgator. As imagens expõe a alma e o ser humano por detrás de profissionais que são essenciais para os mais diversos nichos de mercado. Eles são pilares de toda uma base da cadeia produtiva, a força motor das empresas e das indústrias, mas que são ocultados e invisibilizados na sociedade. O não-olhar para este trabalhador é consequência da falta de reconhecimento e ou desconhecimento da existência dessas pessoas. Muitos destes trabalhadores mantêm-se restritos aos seus próprios círculos e evitam o contato visual com outras pessoas como forma de proteger-se de violência ou desprezo social. “Para a maior parte dos trabalhadores, foi a primeira experiência de um ensaio fotográfico. Foram vivências únicas, construídas a partir das trocas, e da confiança estabelecida com cada pessoa”, explica Lua Santana, que percorreu ambientes de trabalho para entrevistar e registrar os trabalhadores.

A fotografia no “Coxia” assume um papel de visibilizar de forma estética e artística o registro de um fato social que precisa ser problematizado e discutido amplamente. Esta “invisibilidade social” fica evidente na sociedade brasileira e possui exemplos clássicos, como a invisibilidade dos trabalhadores que construíram Brasília, por exemplo, ou mesmo a cidade de São Paulo, situação eternizada pela letra do cantor e compositor Zé Geraldo intitulada “Cidadão”, onde um pedreiro não pode frequentar edifícios que ele mesmo ajudou a construir. 

Projeto oferece oficina gratuita de fotografia

Nos dias 29 e 30 de agosto, sábado e domingo, das 14h às 17h haverá uma Oficina de Fotografia, gratuita, voltada para principiantes na fotografia, interessados e profissionais que querem aprimorar conhecimentos. A Oficina será transmitida online pelo Facebook do Coletivo Maré Viva. Diversos assuntos serão abordados, como “O que é fotografia e como registrar o que eu enxergo?”, “História da fotografia: fotografia analógica para o digital”, “Composições e Enquadramentos: regras básicas e dicas”, “Fotografia de Rua”, “Fotografia Documental”, “Fotojornalismo”, entre muitos outros temas. O facilitador do curso é Leonardo (Léu) Britto, do DiCampana Foto Coletivo.

Quem é Lua Santana?

Formada pelo Senac em Fotografia de Espetáculos, sua trajetória e formação artística é focada através das seguintes linguagens: Produção Cultural, Fotografia, Dança Contemporânea e Dança de Salão. Integrante do Dub Lova Sound onde atua como assistente de produção, fotografia e audiovisual, sendo responsável pelos registros dos eventos e mídias sociais do coletivo.  Em 2018 idealiza o Coletivo Maré Viva, visando fortalecer a produção de jovens negros que atuam na área da fotografia e audiovisual.

SERVIÇO:

Exposição fotográfica virtual “Coxia”

Duração: 6 meses

Local: Site da Exposição exposicaocoxia.com

Curso gratuito de fotografia

Duração:  de 29 a 30 de agosto, sábado e domingo, das 14h às 17h

Local: Facebook do Coletivo Maré Viva: https://www.facebook.com/marevivaarte

Confirme sua presença no evento! (não vão haver inscrições, em vista que serão 2 transmissões ao vivo pelo facebook @marevivaarte, aberto ao público)

Facebook Oficina de Fotografia Gratuita – https://www.facebook.com/events/662126484651481/

Dia 20/08/2020, Lua Santana participará Live no programa Luz Cultural, às 21hs. Em breve divulgaremos os detalhes.


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.