Escola de Samba aliada a Faculdade leva enredo contra o feminicídio para a avenida


Parceria entre carnaval e educação tem meta de disseminar conhecimento
“A violência contra as minas digo não” é o refrão que o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos de Zumbi dos Palmares e Filhos do Zaire irá entoar no Sambódromo da Vila Matilde, no sábado de carnaval, dia 22 de fevereiro.

Fundada em 2012, na zona leste de São Paulo, a agremiação que hoje integra o grupo Acesso de Bairros II, da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), se uniu a Faculdade Zumbi dos Palmares, em setembro de 2019, tendo em vista a disseminação de conhecimento. “A academia com sua produção de conhecimento pode somar forças ao papel cultural e, porque não dizer, social, que o carnaval tem. Traduzir na avenida o que aprendemos nos bancos escolares é uma forma de disseminar conhecimento e contribuir, inclusive, com causas sociais”, acredita a presidente da Zumbi&Zaire, como a agremiação é conhecida, Rejane Romano.

Formada em jornalismo, foi justamente acompanhando o noticiário que Rejane resolveu tratar do feminicídio no enredo deste ano. “Os números da violência contra a mulher são alarmantes e a nossa sociedade não pode se calar diante desse enorme problema que precisa ser discutido nas casas, nas escolas, nas empresas e também no carnaval”, e ela completa explicando como foi a criação do tema intitulado: De Dandara à Marielle- histórias de mulheres que nunca se apagam,  a Primavera da Resistência. “Já na confraternização que fizemos com a comunidade, após o carnaval 2019, anunciei que iríamos abordar esse tema no Carnaval 2020. Com apoio de nossa antiga carnavalesca, a cineasta Stella Carneiro, que hoje está realizando mestrado em Roteiro pela Europa, nós escolhemos seguir um caminho lúdico no qual, através do protagonismo de 12 grandes mulheres demonstramos o quanto o respeito e a igualdade são extremamente necessários em nossa sociedade”, contou a presidente.

Sobre as homenageadas
Desde a divulgação do enredo a Zumbi&Zaire tem seguido o que chamam de #CarnavalDoConhecimento, onde publicam nas redes sociais da agremiação as histórias das homenageadas. “No lançamento do enredo sensibilizamos os presentes sobre a relevância do tema através de uma Roda de Diálogos, com mulheres de diferentes idades, relatando sobre o que é ser mulher, os desafios e o medo da violência, entre outras questões”, lembra Rejane.

Beth Carvalho, Dandara, Frida Kahlo, Izza, Joana D’arc, Leci Brandão, Maria Bonita, Marie Curie, Marielle[RRS1]  Franco, Tarsila do Amaral, as primeiras mulheres negras a integrarem a NASA e até as Guerreiras de Wakanda (do filme Pantera Negra) são as 12 homenageadas que serão enaltecidas em verso e prosa pela agremiação.

“A cada publicação que fazemos contando a história dessas mulheres brilhantes é gratificante ter o retorno das pessoas em comentários como: ‘que história fantástica’. Além da mensagem que iremos transmitir contra o feminicídio também estamos contribuindo em contar essas histórias, para pessoas que não as conheciam”, ressalta Rejane.

Sobre a Presidente da Zumbi&Zaire
Cofundadora e presidente da escola de samba Unidos de Zumbi dos Palmares e Filhos do Zaire, Rejane Romano é jornalista e atualmente divide os trabalhos de gestão da agremiação com a coordenação do departamento de Comunicação de uma Organização Não Governamental.

Tendo em sua trajetória trabalhos como educadora social, a presidente sempre esteve engajada em causas sociais, sobretudo quanto a temática racial. Foi apresentadora durante anos do programa Negros em Foco, cujo objetivo era entrevistar pessoas envolvidas com a questão do negro no Brasil e internacionalmente.

Pós graduada em Mídia, Informação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (USP) dedicou seu artigo científico em abordar o papel da mulher negra no samba e no carnaval, para além da imagem da mulata.

                                                        Crédito da Foto: Clovis Fabiano
Sobre a Filhos do Zaire
Fundado em 2012, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Filhos do Zaire, tem sua origem no bairro de Ermelino Matarazzo, com a finalidade de viabilizar melhorias para a comunidade local e bairros correlatos, através de atividades voltadas para: Cultura, Esporte e Empregabilidade, com a proposta de atingir crianças, jovens e adultos, propiciando entretenimento, benefícios à saúde, lazer, educação e capacitação para o mercado de trabalho. O nome Zaire advém de um famoso time de futebol, do bairro de Ermelino Matarazzo, com grande atuação nos anos de 1970. O Zaire, na época em questão, chegou a promover desfiles nas festividades do 1º de maio e integrava a comunidade por meio do esporte e lazer. Nesta retomada são os filhos dos antigos integrantes do Zaire que fundaram a Filhos do Zaire.
  
Sobre a Parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares
Desde que a parceria foi firmada em setembro de 2019, a Filhos do Zaire, que passou a se chamar Unidos de Zumbi dos Palmares e Filhos do Zaire, tem realizado ensaios no Campus da faculdade, na Av.: Santos Dumont, 843, no bairro do Bom Retiro.

“Os negros podem e devem estar onde quiserem. Seja nos bancos acadêmicos ou na bateria de uma escola de samba”, acredita José Vicente, reitor e fundador da Faculdade Zumbi dos Palmares. Para Vicente, a parceria pode ser um modelo a ser seguido por outras instituições de ensino superior. “Unir a produção de conhecimento existente no âmbito das faculdades e universidades, à ancestralidade que o carnaval contempla através dos enredos é uma proposta inovadora e assertiva”, ressalta.

O ateliê da agremiação também se estabeleceu no campus e os preparativos para o Carnaval 2020 estão a todo vapor. O enredo: De Dandara à Marielle – histórias de mulheres que nunca se pagam, a Primavera da Resistência, homenageia 12 mulheres, de diferentes épocas e nações, através de uma mensagem de oposição a violência contra a mulher.

Carnaval 2020
O desfile será no dia 22 de fevereiro, sábado de carnaval, no Sambódromo da Vila Matilde. A Zumbi&Zaire, como é chamada, entra na avenida à meia noite.
Ainda há vagas para desfilar e todas as fantasias são gratuitas. Para participar basta enviar mensagem para filhosdozaire@outlook.com

Confira as publicações no Instagram e Facebook da agremiação: @FilhosDoZaire.
 Algumas Fantasias da Escola




Serviço:
Desfile da Unidos de Zumbi dos Palmares e Filhos do Zaire
Data: 22/02/2020
Horários: concentração a partir das 17 horas
Local: R: Reverendo João Euclides Pereira, 290 – ao lado do CDM de Ermelino Matarazzo.
Informações: (11) 96732-6764 (WhatsApp)
Assessoria de imprensa: 
RC10 Comunicação



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.

Sidney Santiago Kuanza estreia hoje o espetáculo " A Solidão Do Feio sobre Lima Barreto.