Conceição Evaristo, é a homenageada do FlinkSampa 2018

                       Festa do conhecimento Literário e Cultura Negra começa hoje
Coluna especial de Novembro: Mulheres Poderosas

Mineira nascida em uma comunidade da zona sul de BH, de uma família podre, de nove irmãos tendo como referencia sua mãe, que os levou para um lugar melhor abrindo assim novos horizontes na sua vida passando a conciliar o trabalho de empregada doméstica com os estudos, formando-se no curso normal em 1971, aos 25 anos.
Conceição foi para o Rio de Janeiro, passou no concurso público para o magistrado, mas sua sede de saber estava enraizada em sua mente então cursou Letras na UFRJ. Pela PUC-Rio formou-se mestra em Literatura Brasileira, e realizou seu doutoro em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.
Nos anos 80, Evaristo conhece o grupo Quilombhoje, e a partir de 1990, entra para Literatura na série Cadernos Negra, publicada pela organização.
Militante do movimento negro, política social você pode conferir em suas obras principalmente no romance Ponciá Vicêncio, de 2003, pela Editora Mazza que fala da descriminalização racial, de gênero e de classe.
O romance também foi publicado nos Estados Unidos em 2007, traduzido para o inglês, pelo Host Publications.
Durante sua trajetória literária a escritora publicou várias obras importantes como:Cadernos Negros, reescrita em 2008. Em 2011 volume de contos Insubmissas lágrimas de mulheres, 2013, a obra Becos da memória ganha nova edição, pela Editora Mulheres, de Florianópolis.
 No ano seguinte, Conceição publica Olhos D’água, livro finalista do Prêmio Jabuti na categoria “Contos e Crônicas”, em 2016, lança mais um volume de ficção, “Histórias de leves enganos e parecenças”.
Nos últimos anos, três de seus livros, que continuam recebendo novas edições no Brasil, foram traduzidos para o Francês e publicados em Paris, pela editora Anacaona.

2017, o Itaú Cultural de São Paulo realizou a ¨Ocupação Conceição Evaristo¨, contemplando aspectos da vida e da literatura da escritora e no contexto da exposição. Foram produzidas as Cartas Negras, retomando um projeto de troca de correspondências entre escritoras negras iniciado nos anos noventa.

Recebeu o prémios Jabuti de Literatura 2015, “Faz a Diferença - Categoria Prosa 2017”, pela revista Cláudia – “Categoria Cultura 2017”, em 2018, o Prêmio de “Literatura” do Governo de Minas Gerais, pelo conjunto de sua obra.
Neste ano o Enem homenageou a escritora mineira com trechos da obra selecionados e impressos nas capas das provas do exame pois faz parte da proposta de eleger uma personalidade ou um tema para frases usadas no concurso, segundo o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 
A escritora, poetisa, romancista e ensaísta Maria da Conceição Evaristo de Brito, nascimento em 29 de novembro de 1946 (71 anos), Belo Horizonte, Minas Gerais, continua Influenciando gerações com seu género literário nos romances, contos e poesias desde que lançou seu primeiro livro “Ponciá Vicêncio” (2003).
De lá para cá, importantes obras foram lançadas tendo livros publicados no exterior como: Ponciá Vicencio- Host Publications, 2007, L'histoire de Poncia -  Anacaona e Mémoires de lá favela, éditions Anacaona- 2016. Mesmo envolvida com os lançamentos a escritora divide seu tempo em palestras pelas universidades norte-americanas e eventos pelo Brasil. 

A Flinksampa que começa hoje, homenageia a escritora nos dias 19 e 21 de novembro, a partir das 10 às 20 h, realizado no Campus da Faculdade Zumbi dos Palmares. Localizada próximo à estação Armênia do metrô, na Avenida Santos Dumont, 843, – São Paulo – SP, dentro do Centro Esportivo Tietê.

Durante dois dias serão realizados lançamentos e vendas de livros, quadrinhos e mangás, produtos de afro-empreendedores, além de atividades culturais para professores e estudantes de todas as idades, palestras, debates e contações de histórias para crianças na Flinkinha; Atividades para jovens; Encontros literários com escritores nacionais e internacionais; Seminário Internacional; Prêmio Jovem Negro de Literatura; Festival Afrominuto de curtas-metragens; Exposição e venda de livros e quadrinhos; Cine-debate e O Samba Nosso de Cada Dia.
Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma escritora brasileira, filha de Joana Josefina Evaristo e seu movimento literário é Pós –moderno com gênero em Romance, conto e poesia.
Algumas de suas obras:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.