Ruth Pinto de Souza, a grande dama Negra das artes

“Disseram que eu não podia ser atriz porque sou negra”

Divulgação 

  Hoje aos 97 anos e 72 de carreira, Ruth de Souza provou que estavam errados pois se tornou a primeira negra a protagonizar uma novela A Cabana do Pai Tomás (1969). 


Divulgação
A carioca da gema viveu até os nove anos, em Minas Gerais, após a morte do pai, ela e a mãe voltaram a morar no Rio, em uma vila, no bairro de Copacabana.

Na década de 40 Ruth se interessa pelo teatro e, em 1945, ingressa no Teatro Experimental do Negro, grupo liderado por Abdias do Nascimento. Integrante do primeiro grupo de teatro negro e ao lado de outras negras, Souza subiu ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a peça O Imperador Jones, de Eugênio O'Neill.

Terra Violenta marca sua estreia no cinema em 1948, filme esse baseado no romance Terras do Sem-Fim, de Jorge Amado. Desde então, suas participações estão em inúmeras produções, tais como Falta Alguém no Manicômio (1948), Somos Irmãos (1949), Ângela (1951) e Terra É Sempre Terra (1952). 
Cartaz do filme Sinhá Moça
Consagrou-se no longa-metragem Sinhá Moça (1953), sendo a primeira mulher negra e atriz concorrendo no Festival de Veneza, prêmio Leão de Ouro, devido a sua atuação no filme que impulsionou sua carreira de atriz cinematográfica. Após receber uma bolsa de estudo da Fundação Rockefeller, Ruth passa a morarmos Estados Unidos, por um ano estudando na Universidade de Harvard e na Academia Nacional do Teatro.

No Teatro Bela Vista, São Paulo, (1959), estreia o espetáculo Oração para uma Negra, de William Faulkner, e traz Ruth no papel principal. Neste espetáculo estava também os atores Nydia Lícia e Sérgio Cardoso.

Antes de entrar para o time da Vênus platinada (TV Globo-1968), Souza trazia na bagagens grandes trabalhos realizados na extinta TV Tupi, na década de 50, nas radionovelas. Na TV Excelsior, Ruth, chega ao sucesso na telenovela A Deusa Vencida, do autor Ivani Ribeiro.

Em 1968, Ruth de Souza passa a ser funcionária da emissora e logo sua chegada estreia na telenovela A Cabana do Pai Tomás (1969), como protagonista tornando-se a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela.
                                                                             Divulgação
A partir deste trabalho de grande audiência, Souza passa a ter uma expressiva carreira na dramaturgia e respeitada no meio artístico principalmente por atores negros pois foi a primeira mulher negra a ingressar em uma telenovela como protagonista abrindo as portas para outros atores e atrizes afros.

Os anos passaram-se, mas mesmo assim atores negros ainda lutam por mais visibilidade nos meios de comunicação colocando-os como protagonistas de uma história seja ela nas novelas, comerciais ou apresentadores.
                           Ruth e Milton Gonçalves na novela “O Bem Amado
Ruth de Souza, Carlos Zara, Nieta Junqueira, Nydia Lícia e Wanda Kosmo na peça O Vestido de Noiva. 
Capa do Livro
Júlio e Ruth – Foto Edmilson Saldanha 
O livro Uma Estrela Negra no Teatro Brasileiro: Relações Raciais e de Gênero nas Memórias de Ruth de Souza, lançado no ano passado pela Editora Manaus, de autoria do próprio Júlio Claudio da Silva, pontua para denunciar o racismo e abrir espaço para artistas negros.

A cada folha que viramos sentimos a grande importância de Ruth de Souza, na luta a favor da presença negra no cenário artístico entre os anos de 1945 a 1952, quando fazia parte do Teatro Experimental do Negro, fortalecendo até os dias de hoje com sua presença marcante e forte de pessoa/ atriz, em uma luta que ainda tem muitos caminhos para percorrer. 

Em 2018, tivemos a volta de Ruth de Souza as telonas ao lado de Ana Paula Arósio, como protagonista dirigido pelo cineasta Carlos Porto de Andrade Jr. O filme PRIMAVERA, foi eleito melhor longa de abril pelo Los Angeles Independent Film Festival Filmado. A estreia do longa-metragem aconteceu em março no FESTin - Festival Itinerante da Língua Portuguesa- Lisboa. Ainda sem data de estreia no Brasil.
Cartaz do filme PRIMAVERA
Filmado em 2005, o longa narra a saga de uma família de origem portuguesa com elenco estelar de mais de 40 atores, que usam belos trajes de época.

A atriz Ruth de Souza, foi indicada ao prêmio de melhor atriz em 1954, no Festival Internacional de Cinema de Veneza pelo filme Sinhá Moça, e em 1976, Troféu APCA e 2004, venceu no Festival de Gramado, como melhor atriz por As Filhas do Vento.

Ruth Pinto de Souza, nasceu dia 12 de maio de 1921 (97 anos), no Rio de Janeiro, RJ, tornou-se uma das atriz mais respeitadas no cenário artístico e cultural em nosso país.
Fontes: Arquivo Nacional, Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.