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        METODOLOGIA APLICADA À GESTÃO, GERANDO RESULTADOS NO FRANCHISING

A Oficina de Franquias é uma consultoria especializada em franchising alicerçada em três colunas: Experiência, Metodologia e Resultados.
Ao longo dos quase trinta anos de experiência do sócio consultor André Vidmar no segmento de franquias no Brasil, o mercado passou por um grande amadurecimento que foi desde a sua estruturação jurídica através da criação da lei das franquias em 1994, o desenvolvimento das grandes redes de franquias nacionais e sua internacionalização, o advento das micro franquias, o surgimento das holdings de franquias com várias marcas em suas estruturas, assim como a maturação do conceito de multi-franqueados, que são franqueados profissionais detentores de franquias de várias marcas.
Pois é, o mercado evoluiu muito, e como não poderia deixa de ser, a Oficina de Franquias buscou metodologias para suportar esta evolução e continuar a agregar valor significativo para seus clientes.
Este, por exemplo, foi o caso da Rede de Franquias da Flytour, que optou pela implementação de um sistema de planejamento estratégico, orçamentário e de consultoria de campo apoiados pela metodologia do Balanced Scorecard.
O BSC, como é popularmente conhecido, é uma ferramenta de implementação do planejamento estratégico, que transforma os principais objetivos estratégicos em indicadores de performance, distribuídos de forma balanceada em quatro perspectivas (Aprendizado, Processos, Clientes e Financeira), cuja relação de causa-e-efeito entre as perspectivas, propõe que: pessoas capacitadas realizam processos mais eficazes, que aumentam a satisfação dos clientes, trazendo os resultados financeiros almejados.
Seguindo esta metodologia, foi então construído todo o planejamento estratégico e orçamentário da franqueadora e da rede de franquias da Flytour.
A elaboração do planejamento por si só não proporciona os resultados, sendo fator preponderante ao sucesso desta empreita, a implementação deste planejamento.
Esta implementação se deu através da consultoria de campo diretamente aplicada na gestão das franquias, uma a uma.
Ao longo de um cronograma extenso de visitas programadas aos franqueados, contando com a presença da consultoria e com o envolvimento direto do proprietário da rede, as reuniões de planejamento estratégico se desenrolaram, seguindo o passo a passo de: 1)elaborar o planejamento estratégico personalizado do franqueado, alinhado as expectativas e metas da franqueadora 2) envolver e conscientizar o franqueado da importância do planejamento 3) oferecer suporte a gestão do franqueado 4) envolver toda a equipe de colaboradores da franquia na consecução do plano estratégico, inclusive através de premiações por meritocracia.
Todo este esforço, culminou em resultados expressivos de performance da rede e com reflexos também nos números da franqueadora, como por exemplo o crescimento do EBITDA médio da rede em 200% ao longo de um período de três anos (2006 a 2009).
E este modelo de sucesso na gestão da Flytour segue até hoje, através do suporte a elaboração do planejamento estratégico e orçamentário anual da rede, do monitoramento mensal dos resultados, com reuniões estratégicas junto a franqueadora, como também através de consultorias de campo aplicadas de acordo com as necessidades específicas de cada franqueado.
Todo esse modelo de gestão de sucesso, aliado a softwares de última geração, direcionados especificamente ao planejamento e gestão de redes, além de ferramentas personalizadas de identificação de perfil de franqueados e toda a experiência adquirida ao longo dos anos, conferem a Oficina de Franquias, o know-how necessário para a Formatação, Expansão e Gestão de Redes de Franquias com excelência.

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