Projeto Fricções apresenta: 15 anos de Cia. Sansacroma

Sansacroma. Uma espécie de gavião protetor das crianças sul africanas nos massacres provocados pela Apartheid, reza a lenda local. E o número 15, conforme a numerologia significa liberdade de movimento e harmonia. Com simbologias tão fortes, nada melhor para a Cia. Sansacroma do que comemorar seu décimo quinto aniversário em uma série de eventos no Sesc Ipiranga.

De fevereiro a março de 2018, a Dança da Indignação, processo criativo que marca a existência da Sansacroma ecoará em formato de espetáculos, debates e workshops.

A primeira fase destes eventos comemorativos acontece a partir do dia 22 de fevereiro de 2018, quinta-feira, no SESC IPIRANGA (R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga) , dentro do projeto “Fricções”, série de espetáculos, intervenções, performances, residências e oficinas que tratam da diversidade por meio de diferentes linguagens e formatos. Resistir e existir - em rede, em grupo, em coletivo - produzindo relações, afetos, propostas que borram as fronteiras entre arte e vida.

Criada em 2002 pela atriz, dançarina e coreógrafa Gal Martins a Cia. Sansacroma tem produção artística focalizada em temas pertinentes à sociedade atual. A Dança da Indignação, conceito criado pela artista, norteia a pesquisa de linguagem estética da companhia. Com atuação na periferia sul de São Paulo, este território influencia diretamente o seu processo artístico. O ponto de partida das criações são as poéticas do corpo negro, que circulam na população dessa região.


* Dia 22, quinta-feira às 20h (grátis)
MESA DE ABERTURA:
A Dança da indignação e o corpo negro periférico: 15 anos da Cia. Sansacroma

Mesa de discussão sobre a metodologia criada por Gal Martins – a dança da indignação –, seu processo de concepção, o tensionamento do corpo negro periférico no universo da dança contemporânea e suas relações com o contexto atual. Durante este evento, será feito o lançamento da publicação comemorativa dos quinze anos da Cia.

Mediação: Anelise Mayumi, artista da dança integrante do grupo Fragmento Urbano
Participantes: Gal Martins, artista da dança, criadora da Cia. Sansacroma
Kanzelumuka, artista da dança, integrante da Nave Gris Cia Cênica e idealizadora do projeto Mulheres Negras na Dança
Érica Malunguinho, ativista, educadora e artista, é fundadora do centro de cultura de resistência negra Aparelha Luzia

LOCAL: Teatro (200 lugares).
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade.

* 23 de fevereiro, às 21h
ESPETÁCULO: Vênus Negra - Zona Agbara

Através de uma singela homenagem à Saartjie, a Vênus Negra, mulher africana que há dois séculos foi exibida em uma jaula na Europa por ter proporções avantajadas, o espetáculo propõe exorcizar a condição vivida por ela, transpondo essa problemática para o nosso tempo.
LOCAL: Teatro (156 lugares).

* Dia 24 de fevereiro, sábado, das 17h às 18h30
OFICINA: Redes de Indignação, (grátis)

A Sansacroma convida outros grupos e dançarinos que, dentro de suas metodologias, estão em diálogo com a proposta da Cia. O encontro propõe a troca de informações, discursos e indignações entre os grupos: conversas e apresentação de possibilidades e concepções do corpo e dos movimentos que podem compor uma obra. COM NAVE GRIS CIA CÊNICA, FRAGMENTO URBANO E CIA SANSACROMA

Local: Teatro (20 vagas). Inscrições: Na central de atendimento da unidade e online. Para inscrição online, envie um e-mail para: oficinas@ipiranga.sescsp.org.br , com Nome da oficina ou curso, seu nome completo, data de nascimento, CPF, RG, e número de matrícula da credencial Sesc.

* 24 de fevereiro às 21h
* 25 de fevereiro às 18h
ESPETÁCULO: Rebanho R$ 6 a 20 reais.

Espetáculo composto de cinco solos que pressupõem uma recusa à submissão, uma insistência em ser, em afirmar a existência. Resistir é o próprio ato de criar. Criar o possível para si próprio e para o mundo.
Local: Teatro (136 lugares).

* 27 de fevereiro a 02 de março - Terça, quarta, quinta, sexta, 18h às 21h e dia 03 das 14h às 17h
WORKSHOP: “Plataforma Rebanho”, Cia. Sansacroma

A plataforma de criação "Rebanho" é um espaço destinado à experimentação, desenvolvimento e demonstração de criações de processos individuais de artistas, a partir da vivência da aplicação dos procedimentos presentes na estrutura da pesquisa de linguagem A DANÇA DA INDIGNAÇÃO, estruturada pela Cia Sansacroma.

Cada um dos participantes poderá explorar situações, reflexos e contaminações diversas por meio do processo de encontro com o seu corpo indignado; e poderá refletir e experienciar sobre essa poética, que passa por estímulos e vivências pessoais, afeta seu estado cênico, criando uma intersecção entre arte e vida.

O nome Rebanho refere-se à pesquisa baseada no devir animal, onde foi pesquisado o arquétipo do Búfalo, animal de forte potência e significados voltados à coletividade, à força e à ancestralidade.

INSCREVA-SE JÁ: Na central de atendimento da unidade e online. Para inscrição online, envie um e-mail para: oficinas@ipiranga.sescsp.org.br , com Nome da oficina ou curso, seu nome completo, data de nascimento, CPF, RG, e número de matrícula da credencial Sesc.
Local: Sala 2

* 1 de março das 21h às 23h (Grátis)
ESPETÁCULO: Mostra de Processos – Primeiro Fórum de Criação Convivial

Artistas independentes, de várias regiões e periferias, compartilham seus processos e metodologia de criação intitulada "Dança da Indignação", linha de pesquisa da Cia Sansacroma.

A proposta foi de encontrar estratégias de aproximar esses artistas, entre eles jovens, acadêmicos, docentes, bailarinos e atores, mulheres, homens, negros, brancas, bichas, lésbicas e héteros, à metodologia que permeiam as criações artísticas-politicas e sociais enquanto (re)existência no cenário da dança negra paulistana.

Aqui pretende-se compartilhar com o público todo esse processo, ato necessário na medida em que os mesmos se tornam protagonistas de seus processos e precisam compreender na troca e na relação com o outro, os impactos, transformações, fragilidades e potências do que foi construído.

LOCAL: Teatro. 
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria. 
Serviço:
15 anos da Cia. Sansacroma – Projeto Fricções, de 22 de fevereiro a 01 de março
Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822
Tel: (11) 3340-2000


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.