Exposição Ícones de Hollywood


Retratos e imagens registradas durante a Era de Ouro do cinema integram a mostra “Ícones de Hollywood – Fotografias da Fundação John Kobal”, composta de mais de 150 fotografias do acervo do colecionador John Kobal (1940-1991), chega ao Brasil pela primeira vez.

A exposição revela momentos, personagens e bastidores da “Era de Ouro de Hollywood”, período compreendido entre as décadas de 1920 e 1960 e que marcou uma grande produção audiovisual dos principais estúdios dos Estados Unidos. São instantes captados por fotógrafos que trabalhavam nos bastidores da glamorosa indústria dos filmes e poses tiradas para os materiais de divulgação, como cartazes, fotos para revistas e jornais, entre outros.

Entre as estrelas retratadas estão Joan Crawford, Bette Davis, Greta Garbo, Marlene Dietrich, Clark Gable, Gary Cooper, Orson Welles, Humphrey Bogart, Rita Hayworth, Marilyn Monroe, Paul Newman, Marlon Brando e Audrey Hepburn.

O papel dos fotógrafos na Fábrica de Estrelas
O chamado sistema de estúdios de Hollywood nasceu em meados da década de 1920 e concentrou, por quase 4 décadas, a produção audiovisual dos Estados Unidos em 8 estúdios: MGM, Paramount, Warner Brothers, Columbia, 20th Century Fox, Universal, RKO e United Artists.

Os estúdios eram donos dos filmes e controlavam todos os processos: pensavam, produziam, dirigiam e cuidavam da distribuição dos filmes. Também atuavam administrando carreiras, com departamentos de publicidade e estratégias para blindar os atores principais contra as mutáveis preferências do público. Era como uma grande linha de produção, onde o gosto do público ditava as principais ações.

O papel da fotografia nessa indústria era o de criar laços afetivos. Antes do advento da televisão, do vídeo e do streaming, a maior parte dos espectadores via um filme apenas uma vez. As fotografias, especialmente aquelas reproduzidas em revistas, reforçavam e aprofundavam vínculos com as estrelas que foram inicialmente estabelecidos na grande tela.

Em 1969, muito depois que seu acervo de retratos originais foi criado, Kobal começou a procurar fotógrafos que foram grandemente desprezados pela indústria. Ainda que muitos estivessem vivos, apenas Hurrell continuava trabalhando. Outros, como Ted Allan, Laszlo Willinger e Clarence Sinclair Bull, haviam se aposentado. O mundo perdido registrado em negativos 8x10 foi ressuscitado com vivo frescor em novas impressões em prata e hoje está em exposição na mostra Ícones de Hollywood.

Serviço: Exposição gratuita
Datas:até 30 de abril
Ter a Sab - 10h às 19h
Dom e feriados - 10h às 17h

Fonte: Espaço Cultural Porto Seguro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.