Jornalista Rosenildo Ferreira lança livro em São Paulo




“Histórias Inspiradoras – conheça 50 empreendedores sustentáveis que fazem do mundo um lugar melhor”

                                                    CONTANDO HISTÓRIAS
Ao longo de quase 30 anos de jornalismo, acabei descobrindo que o que me dá satisfação nesta profissão é a possibilidade de contar histórias de personagens inspiradoras. Foi com isso em mente que selecionei os 50 homens e mulheres que teriam seus perfis submetidos ao Prêmio Empreendedor Sustentável 2015. O projeto nasceu em 2014 como um produto editorial do portal de notícias 1 Papo Reto. Contudo, no decorrer do levantamento dos casos e da realização das entrevistas (pessoalmente, por telefone e por email) fui descobrindo que tinha um material rico em mãos. Um conjunto de histórias capazes de inspirar atitudes inovadoras em diversas áreas. Do convívio social, na árida metrópole, à desassistida vida no campo. Foi a partir desta constatação que decidi escrever o livro.

As histórias estão agrupadas em duas partes. Na primeira, faço um mergulho na gênese do trabalho de sete empreendedores, baseados em cidades de Norte a Sul do Brasil: Manaus (AM), Pentecoste (CE), Rio de Janeiro, São Paulo, Ubatuba (SP), Maringá (PR) e Porto Alegre (RS). Optei por fazer uma imersão em seu dia a dia e no efeito gerado por seu trabalho, pois são brasileiros que sintetizam o inconformismo presente no espírito de todos os 50 empreendedores que aparecem no livro.
Para encontra-los eu viajei de carro, de avião, de barco e de bike. Percorri sete mil quilômetros, entre março e agosto de 2014. Dormi em hotel de luxo, numa pousada charmosa à beira do rio Negro, em hotel de “quinta categoria” ao lado do aeroporto... Perdi o horário do voo, paguei duas vezes pela mesma passagem aérea, almocei em lanchonete de beira de estrada, em restaurante de luxo... Resumindo: diverti-me bastante e conheci pessoas acolhedoras, cheias de energia e disposição para trabalhar duro.
Na segunda parte do livro, apresentamos os 43 perfis restantes no formato resumido, obedecendo ao espírito do projeto original do Prêmio Empreendedor Sustentável 2015. O material foi agrupado em três blocos: Ativistas, Intuitivos e Tecnológicos, para facilitar o manuseio e a consulta no dia a dia. Creio que ficará, em muitos casos, um gostinho de “quero mais”. Tomara que sim. Até porque, a ideia é instigar o leitor a usar algumas destas narrativas como fonte de inspiração para a sua vida e para os seus negócios.

PERFIL DO AUTOR
ROSENILDO GOMES FERREIRA nasceu no Rio de Janeiro. Jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, possui uma ampla experiência na área. Atuou nas redações do Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo. Em 2014, foi eleito um dos “100 + Admirados Jornalistas Brasileiros”. É editor-assistente de negócios e colunista de sustentabilidade da revista IstoÉ DINHEIRO.
Em setembro de 2013, Rosenildo liderou a criação do projeto colaborativo 1 Papo Reto*, uma plataforma de mídia dedicada à promoção do debate da sustentabilidade e do empreendedorismo.
Ativismo e militância social:
Rosenildo é integrante do Conselho Consultivo da Afrobras/Faculdade Zumbi dos Palmares e atua, há 11 anos, como professor-voluntário de atualidades, ética e direitos humanos no Cursinho Pré-Vestibular Griot XX de Novembro, na comunidade São Remo, em SP.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Histórias Inspiradoras
Autor: Rosenildo Ferreira
Editora: BATE PAPO livros e Editora Universidade Zumbi dos Palmares
ISBN: 978-85-66740-14-1
Idioma: Português
Encadernação: brochura
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2015
Número de páginas: 205
Preço sugerido: R$ 35

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.