Antonieta recebe homenagem estadual pelo Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

              A chefe do Executivo de Guarujá é a única prefeita a receber a homenagem estadual

Ao lado de personalidades como a jornalista Maria Júlia Coutinho (Maju), responsável pela previsão do tempo do Jornal Nacional (Rede Globo), e a cantora e deputada estadual Leci Brandão, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, será uma das 17 homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. O evento é promovido pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e a solenidade acontece nesta quarta-feira (9), às 18h30, no Teatro São Pedro (Rua Doutor Albuquerque Lins, 207 – Campos Elíseos – São Paulo).

Antonieta é a única prefeita a receber a homenagem. O destaque se dá pela contribuição efetiva das políticas públicas aplicadas em sua gestão para a melhoria da qualidade de vida da população negra. Entre os atos realizados, estão a criação do 1º Comitê Municipal da Saúde da População Negra da Baixada Santista; a reativação dos conselhos municipais e criação de novos para garantir a participação da sociedade civil; a nomeação dos assessores responsáveis e regulamentação das políticas públicas da Mulher, Igualdade Racial, Juventude, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, garantindo a transversalidade destas políticas.

O apoio e respeito às religiões de matrizes africanas, com a realização anual da Festa de Iemanjá, que entrou para o calendário turístico estadual, também foi destacado. A chefe do Executivo realiza ainda, anualmente, a edição municipal do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha – Dia Nacional de Teresa Benguela, homenageando e valorizando as mulheres negras da Cidade.

Perfil – Maria Antonieta é a primeira mulher eleita prefeita de Guarujá, estando em seu segundo mandato consecutivo. Bacharel em Química, com atribuição tecnológica, licenciada em Química e pedagoga, Antonieta e servidora pública de carreira há mias de 25 anos, sendo professora da rede municipal.

Filha de pais nordestinos e de família humilde nasceu em Guarujá, em 19 de abril de 1969. Exerceu liderança nas pastorais da Juventude e Operária e na Sociedade São Vicente de Paulo, pela Igreja Católica. Atuou no movimento estudantil e no Sindicato dos Trabalhadores da Univerdade de São Paulo (USP). Coordenou o movimento pela permanência da Universidade Pública na Baixada Santista e foi assessora parlamentar por 12 anos, na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Foi eleita vereadora para a legislatura 2001-2004. Hoje, além de estar no segundo mandato à frente do Executivo guarujaense, é a 3ª tesoureira da Associação Paulista dos Municípios (APM) e vice-presidente para Assuntos de Finanças Públicas da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Fonte: PREFEITURA DE GUARUJÁ – Assessoria de Imagem e Comunicação Pública - Jornalista responsável: Karina Praça (MTb.: 43.955) – Redator: Eduardo Caetano (MTb.: 41.408

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.