Conheça os coordenadores do Segundo Seminário Regional "Direito da Criança do Adolescente e a Promoção da Igualdade Racial

                  O Seminário acontece dia 20 de agosto, (quinta-feira), na cidade de Recife.
Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano (conhecido também como Fórum de Joana Bezerra) Av. DESEMBARGADOR GUERRA BARRETO, s/nº - Ilha Joana Bezerra.  Horário: 8h às 13h
Público: Profissionais do Sistema de Direitos da Criança e Adolescente

A iniciativa, coordenada pelo Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade (CEERT), conta com a parceria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e patrocínio da Petrobras, visa mostrar como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pode ser usado como instrumento para o enfrentamento da discriminação racial na infância e adolescência e para a adoção de políticas igualitárias por meio da participação de órgãos públicos e da sociedade.

 Destinado aos profissionais do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, o seminário será composto por dois painéis temáticos.

 A procuradora de Justiça e coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo (GT Racismo) do MPPE, Dra. Maria Bernadete Figueiroa e o Dr. Hédio Silva Júnior, advogado e coordenador do CEERT, integram a mesa temática “Discriminação racial: sinônimo de maus tratos – Estatuto da Criança e do Adolescente”. Os debatedores farão, a partir da perspectiva jurídica, o recorte em relação ao enfrentamento da discriminação e promoção da igualdade racial entre os menores de 18 anos.

 A segunda mesa, intitulada “Propostas para abordagem e inclusão da discriminação racial nas notificações de maus-tratos”, conta com o advogado Dr. Daniel Teixeira e a psicóloga Shirley Santos, ambos do CEERT. O tema visa apresentar a perspectiva de fortalecimento da atuação dos conselheiros tutelares a partir da inserção da discriminação racial como elemento a ser considerado nos atendimentos.

 Outro assunto importante refere-se ao papel dos profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente nos casos de adoção. “O projeto visa trabalhar com a prevenção ao racismo na infância a partir da utilização do Estatuto da Criança e do Adolescente. Discutiremos desde como as crianças negras são preteridas no momento da adoção, até o impacto do racismo no desenvolvimento de as identidades”, conta Daniel Teixeira, um dos coordenadores do projeto.
 Para saber mais visite www.ceert.org.br/crianca-adolescente

Os coordenadores:


                        CEERT - Shirley Santos – psicóloga, Dr. Daniel Teixeira – Advogado

Dra. Maria Bernadete Figueiroa - Ministério Público de Pernambuco e Dr. Hedio Silva Jr – Diretor executivo do CEERT e coordenador do projeto.
Fonte: RC 10 Comunicação Promoção e Produções Culturais
Carlos Romero

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.