Mauricio Pestana será o novo Secretaria da Igualdade Racial de SP

            No próximo dia 22, toma posse no cargo o publicitário Maurício Pestana

                                                          Maurício Pestana
Criada como compromisso de campanha do atual prefeito Fernando Haddad, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) terá novo secretário, o terceiro desde que a pasta foi criada. O atual secretário adjunto, o jornalista, publicitário e cartunista Maurício Pestana, assumirá o cargo, substituindo Antonio Silva Pinto. A cerimônia de posse será dia 22, às 15 horas, na sede da Prefeitura de São Paulo.

Em apenas seis meses, como secretário adjunto, Pestana, encabeçou um dos maiores projetos da Secretaria, o “São Paulo Diverso: Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo”. Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o encontro reuniu altos executivos de mais de 100 empresas, entre as quais Google, Citibank, Carrefour, além de representantes de setores públicos e da sociedade civil, visando a inclusão de negros na estrutura das grandes corporações, tanto públicas quanto privadas.

“Cuidar da questão racial é uma responsabilidade grande e necessária na cidade do país com o maior número de negros segundo dados do IBGE”, disse Maurício Pestana, elogiando a iniciativa de criação de uma secretaria específica para a promoção da igualdade racial. Como titular da pasta ele afirma que vai consolidar ações estratégicas já em andamento, entre elas o Programa de Desenvolvimento Social e Econômico para a população negra; a Lei 10.639/03, que obriga o ensino de História da África, Culturas Africana e Afro-Brasileira nas escolas; o Plano ‘Juventude Viva’ para o enfrentamento da violência contra a juventude negra; a Ampliação dos programas de ação afirmativa, especialmente no serviço público do município, que já beneficiou mais de 1000 pessoas, em cargos como o de procurador, auditor fiscal e professor, entre outros; e o diálogo com setores das diversas culturas que habitam a cidade.

O primeiro secretário da SMPIR foi o vereador Netinho de Paula, que deixou o cargo em abril de 2014,  e retomou à Câmara Municipal.

– Oriundo da área de comunicação, Maurício Pestana desenvolveu carreira como cartunista político, publicitário, diretor executivo e editorialista. Natural de Santo André, na Grande São Paulo, é discípulo do grande desenhista mineiro Henfil (1944 – 1988), com quem trabalhou no final dos anos 70. Editorialista do jornal ‘Diário de São Paulo’, também dirigiu a revista ‘Raça’ por quase oito anos, até se licenciar, em 2014, para assumir o cargo de secretário adjunto da SMPIR.  Pestana visitou recentemente os Estados Unidos, a convite do BID, onde falou sobre projetos e se reuniu com diversas lideranças locais.
Fonte: Agência Áfricas de Notícias
por Claudia Alexandre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.