Primeira Universidade de inclusão do negro da América Latina forma sua primeira turma de Direito



Num país de desigualdades como o Brasil, onde os negros são a metade da população, mas apenas 4% tem curso superior completo, a Faculdade Zumbi dos Palmares está fazendo história. Primeira e única instituição de ensino superior do Brasil e de toda a América Latina que tem 87% de seus alunos afrodescendentes autodeclarados, a Zumbi forma sua primeira turma de Direito.
A cerimônia de colação de grau acontece nesta sexta, 14 de setembro, no Memorial da América Latina com 70 jovens afrodescendentes. É a primeira vez na história do Brasil que se forma, numa única turma, um número tão elevado de alunos desta etnia.
A Zumbi dos Palmares iniciou suas atividades em 2004, com 200 alunos e o Curso de Administração. Atualmente, com 1.700 alunos, tem os cursos de Administração, Direito (reconhecido pelo MEC e recomendado pela OAB), Tecnologia em Transportes Terrestre, Publicidade e Propaganda, Pedagogia. Para 2013 já está autorizado pelo MEC os cursos Tecnólogos em Recursos Humanos e em Finanças.
A turma terá como patrono o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, o Ministro Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o Senador Paulo Paim, a ex-Governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Em 2008, a formatura da primeira turma de Administração teve o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como patrono.
A maior parte dos alunos está saindo da faculdade com lugar garantido no mercado de trabalho. Por meio de convênios firmados com a faculdade, grandes empresas, Escritórios de Advocacia e Instituições como a OAB/SP fizeram programas de estágios exclusivos para os alunos da Zumbi e parte deles foram efetivados. Os demais alunos foram absorvidos por empresas de outros setores.
Em cinco anos de existência e com mais de 1.000 alunos formados nos cursos de Administração e Tecnólogo em Transportes Terrestre, a Zumbi dos Palmares coloca no mercado profissionais altamente capacitados.
Atualmente, a faculdade mantém parcerias com diversas instituições financeiras e empresas multinacionais, entre elas: Bradesco, Itau-Unibanco, Citibank, HSBC, Santander, Carrefour, Nestlé, Mercedes Benz, Ford, Embraer, PWC, OAB/SP.
                     Faculdade Zumbi dos Palmares
A Faculdade Zumbi dos Palmares iniciou suas atividades em 2004, com 200 alunos, numa área de mil m2 e o Curso de Administração. Hoje, a instituição tem 1.700 alunos, está localizada no Clube de Regatas Tietê e oferece, além de Administração, os cursos de Direito e Tecnologia em Transportes Terrestre, Pedagogia, Publicidade e Para 2013 já está autorizado pelo MEC os cursos Tecnólogos em Recursos Humanos e em Finanças.
 O acesso a Faculdade é universal, entretanto, dados a ação preferencial aos negros, estão garantidos até 50% das vagas para estes, com o critério de auto-declaração.



Parcerias
 Para manutenção de mensalidades em valor acessível a Zumbi  conta com a parceria de grandes empresas que inclusive contratam os alunos da instituição como estagiários em um projeto especial. Dentre estas, destacam-se as parcerias com o Itaú, Bradesco, Citibank, Santander, HSBC, Mercedes Benz, Ford, Nestlé, Banco do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil/SP, Embraer.
Paraninfos
Sr. Cezar Britto / Ex-Presidente da Ordem de Advogados do Brasil
Sr. Erickson Gavazza Marques / Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo -
Sr. Hédio Silva Jr. /Ex- Secretário de Justiça do Estado de São Paulo
Sr. João Carlos Di Gênio / Reitor da UNIP
Sr. José Cardozo / Ministro de Estado de Justiça
Sra. Luiza Bairros / Ministra da SEPPIR
Sr. Massami Uyeda / Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Sr. Nelson Cosme / Embaixador da República de Angola no Brasil
Dr. Alysson Leandro Mascaro / Jurista e Filosofo de Direito, Professor da Faculdade de Direito da USP
Sr. Dennis Hankins / Cônsul Geral dos EUA em São Paulo

 PATRONOS
 Michel Temer – Vice-presidente da República
 Ayres Britto – Presidente do Supremo Tribunal Federal
 Geraldo Alckmin – Governador do Estado de São Paulo
 Aloizio Mercadante / Ministro de Estado de Educação (MEC)
Benedita da Silva / Ex- Governadora do Rio de Janeiro
Paulo Paim / Senador da República
SERVIÇO:
 EVENTO: PRIMEIRA UNIVERSIDADE PARA NEGROS FORMA PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE DIREITO
 QUANDO: 14 DE SETEMBRO DE 2012
 ONDE: MEMORIAL DA AMÉRIA LATINA
 ENDEREÇO: AV. AURO SOARES DE MOURA ANDRADE, 664, BARRA FUNDA- SÃO PAULO.
 HORA: 19:00hs




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes de tocar no Lollapalooza, Lenny Kravitz faz exposição em São Paulo

IDG anuncia nova diretora do Museu das Favelas.