'Currículo' da educação infantil deve ter experiências e não disciplinas
O que se espera que uma criança de até 5 anos "aprenda"? Essa é a questão que as novas diretrizes nacionais para a educação infantil vão procurar responder. Para Zilma Ramos de Oliveira, a preocupação deve estar em oferecer à criança "o direito de ampliar sua perspectiva de mundo". No ambiente da creche e da pré-escola, explica, a criança precisa de um ambiente seguro e estimulante para desenvolver suas habilidades cognitivas e sociais. Ela aponta que conhecimento e aprendizagem não podem "ser olhados como escolarização". Explica, então, que as diretrizes não se tratam de estabelecer conteúdos a serem aprendidos, mas, sim, de oportunidades a serem oferecidas aos pequenos. "Já vimos grades [curriculares] que têm inglês para berçário 1, 2… Assim como religião, matemática, língua portuguesa", exemplifica Oliveira. "Esse jeito de trabalhar é um equívoco." A professora aposentada da USP (Universidade de São Paulo) compõe um time d